CAPITÃO AMÉRICA LIDERA PELA 3a. SEMANA SEGUIDA NAS BILHETERIAS DO MUNDO.
Três filmes religiosos ficaram entre as 10 maiores bilheterias da Semana Santa nos EUA.
A estreia Heaven Is for Real, da Sony, foi a melhor da semana, e quase fica na segunda posição, apesar de estar em exibição em menos mil e quinhentas salas que os líderes. O que só vem confirmar a aprovação de temas religiosos em 2014. Até Noé não está se saindo tão mal apesar das críticas, e God’s Not Dead e O Filho de Deus vão indo muito bem.
Estrelando Greg Kinnear como pastor de uma pequena cidade que diz que fiho viu o céu quando esteve próximo da morte, Heaven Is for Real foi a melhor estreia da semana, ficando na 3ª posição, mas o Capitão América – O Soldado Invernal continuou liderando o ranking.
As outras estreias ficaram bastante aquém das expectativas. Transcendence, a esperança de ser um dos grandes hits da primavera, marcou o terceiro fracasso seguido de Johnny Depp. No exterior, onde Deppp ainda é um grande nome, se saiu melhor. Estreou com US$ 17.4 milhões em 27 países, liderados pela China. A crítica americana não gostou do filme que recebeu somente 19% de críticas favoráveis no site Rotten Tomatoes, e tão pouco o público ( “C+” CinemaScore).
No fim de semana, Frozen – Uma Aventura Congelante subiu para a 6ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos, com uma bilheteria total de US$ 1.129 bilhão, ultrapassando O Senhor dos Aneis: O Retorno de Rei (US$ 1.114 bilhão) e Transformers: O Lado Escuro da Lua (US$ 1.123 bilhão). Já é a maior bilheteria internacional de animação de todos os tempos com US$ 729.3 milhões.
Ainda no mesmo fim de semana O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro estreou no exterior com US$ 47 Milhões.
Mas no geral, o fim de semana de Páscoa desapontou. Totalizou US$ 118 milhões, um pouco mais do que ano passado, mas US$ 20 milhões a menos do que a Páscoa de 2012.
Vejamos como foi isso.
1. Capitão América – O Soldado Invernal (Buena Vista) – Está na 3ª semana, mas manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 26,612,000 (-36%) em 3.825 salas (-113); MPS (média por sala): US$ 6,957; Totaliza: US$ 201,526,000
Em três semanas já ultrapassou o primeiro filme do Captão America, e está a somente US$ 5 milhões do filme anterior da Marvel Thor: O Mundo Sombrio. No mundo todo já se aproxima dos US$ 600 milhões, quando o primeiro filme não chegou aos US$ 400.
2. Rio 2 (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou US$ 22,500,000 (-43%) em 3.975 salas (+27); MPS: US$ 5,660; Totaliza: US$ 75,383,000
A bilheteria ainda foi boa, mas a queda de 43% de um filme infantil num fim de semana de feriado preocupa. O primeiro Rio fez US$ 81 milhões em 10 dias, o que indica que Rio 2 não deve atingir os US$ 143 milhões por ele faturados. Mas está se saindo muito bem no mercado internacional. O suficiente para recuperar o investimento de US$ 100 milhões e dar continuidade à série.
3. Heaven Is for Real (Sony) Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 47 % de críticas positivas. Faturou US$ 21,500,000 em 2.417 salas; MPS: US$ 8,895; Totaliza: US$ 28,500,000
O quarto filme religioso de 2014 foi a melhor estreia da semana, o que confirma do sucesso dos temas religiosos neste ano. Ficou abaixo da estreia de O Filho de Deus (US$ 25.6 milhões), mas muito à frente de Corajosos, de 2011, que abriu com US$ 9 milhões e totalizou US$ 34 milhões. Deve chegar aos US$ 75 milhões. Como custou em torno de US$ 12 milhões, será um dos maiores retornos do investimento do ano, mesmo sem o mercado internacional.
4. Transcendence (Warner Bros.) – Estreia – Nota Cinemascore: C+. Contagem Metacritic: 44 % de críticas positivas. Faturou US$ 11,150,000 em 3.455 salas; MPS: US$ 3,227; Totaliza: US$ 11,150,000
Estrelando Johnny Depp, o suspense em torno da inteligência artificial conseguiu estrear abaixo do baratíssimo filme de terror O Espelho, apesar de estar em cartaz em mais de 1.000 salas.
Depp foi garantia de sucesso por mais de uma década com a franquia Piratas do Caribe e a parceria com Tim Burton, mas depois de O Cavaleiro Solitário, de Gore Verbinski, ele também fracassou com Diário de Um Jornalista Bêbado, de Bruce Robinson e Sombras da Noite, de Burton.
Vai precisar de muito sucesso internacional para chegar aos US$ 250 milhões totais necessários para se tornar lucrativo. Em casa não deverá chegar aos US$ 30 milhões!
5. Inatividade Paranormal 2 (Haunted House 2/Open Road) Estreia – Nota Cinemascore: B-. Contagem Metacritic: 13 % de críticas positivas. Faturou US$ 9,100,000 em 2.310 salas; MPS: US$ 3,939; Totaliza: US$ 9,100,000.
Arrecadou somente metade do sucesso inesperado do filme de estreia no ano passado, com poucas chances de se tornar uma nova série Todo Mundo em Pânico. Deve aguentar somente mais uma semana no ranking.
6. A Grande Escolha (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 5,900,000 (-40%) em 2.781 salas (igual); MPS: US$ 2,781; Totaliza: US$ 19,540,000
Não perde muito em relação a uma estreia já fraca, mas apesar do custo baixo (US$ 25 milhões + marketing), o filme da dupla Ivan Reitman/Kevin Costner está lutando para recuperar o investimento. Agravante: um tema sem atrativos no mercado internacional: futebol americano.
7. Divergente (Lionsgate) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 7ª posição. Faturou US$ 5,750,000 (-22%) em 2.486 salas (-624); MPS: US$ 2,313; Totaliza: US$ 133,910,000
Continuiando uma boa carreira, este filme de baixo orçamento destinado ao público jovem adulto está a caminho dos US$ 150 milhões em casa. No exterior já ultrapassou os US$ 50 milhões sem ter estreado na maioria dos mercados mais importantes.
8. O Espelho (Relativity) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 8ª posição. Faturou US$ 5,202,000 (-57%) em 2.648 salas (igual); MPS: US$ 1,965; Totaliza: US$ 21,191,000
Uma grande queda que vem confirmar a recente queda na popularidade dos filmes de terror. Ainda bem que custou pouco.
9. Noé (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 5º para a 9ª posição. Faturou US$ 5,000,000 (-34%) em 2.537 salas (-745); MPS: US$ 1,971; Totaliza: US$ 93,274,000
A Páscoa deu uma melhorada na bilheteria deste épico bíblico, que com o mercado internacional já totaliza US$ 300 milhões no mundo todo. O que poderá salvá-lo financeiramente.
10. God’s Not Dead (Freestyle) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 4,801,000 (-13%) em 1.796 salas (-64); MPS: US$ 2,673; Totaliza: US$ 48,327,000
Não derrotou a arca de Noé, mas está bem vivo.
Independentes
Na maioria das vezes, principalmente no que diz respeito ao cinema independente, boas bilheterias correspondem à boa reação da crítica. Quando as distribuidoras temem a opinião dos críticos, evitam restringir o lançamento a duas únicas cidades teste (geralmente Los Angeles e Nova York), ou fazer grandes estreias. Apesar das críticas variadas, a distribuidora de Amante a Domicílo (Fading Gigolo) arriscou lançar o filme de John Turturro, estrelado (mas não dirigido) por Woody Alllen no circuito de arte padrão New York/Los Angeles depois de diversas exibições para a imprensa e muitas ações de marketing. O resultado surpreendente foi a segunda melhor estreia limitada do ano.
Amante a Domicílo, que estreia no Brasil na próxima semana pela Imagem, recebeu uma nota “B-“ na Criticwire e 56% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 198,000 em 5 salas, com uma MPS de US$ 39,600, superior à de Nebraska. Allen já está finalizando seu próximo filme Magic in the Moonlight, que a Imagem lança em agosto.
As outras estreias da semana incluem quatro filmes exibidos recentemente nos festivais de Toronto, Sundance e South by Southwest , alguns dos quais já estão disponíveis em VOD.
Entre eles, 13 Sinners faturou somente US$ 9,300 em 45 salas, com uma MPS de US$ 207. O filme chinês That Demon Within, de Dante Lam, faturou US$ 65,000 em 16 salas na maioria em bairros chineses. Precedendo o próximo lançamento do remake, o prestigiado Film Forum, de Nova York lançou Godzilla na versão japonesa original de 1954 restaurada, faturando US$ 12,500. Make Your Move, sobre concursos de dança, fez somente US$ 81,000 em 142 salas.
Apesar das estreias, algumas continuações independentes ampliaram seus circuitos. Os dois maiores lançamentos da semana anterior, The Railway Man (Weinstein) e Only Lovers Left Alive, da Sony Pictures Classics, que a Paris lança em agosto, estrearam em mais cidades. Railway abriu para 26 (+22) salas e faturou US$ 176,000 (+126%) e Lovers faturou US$ 135,000 (+53%) em 18 salas (+14).
O melhor resultado entre as continuações pertenceu a Sob a Pele, que a Paris lança em 15 de maio. Em seu terceiro fim de semana abriu para 176 salas (+122) faturando US$ 467,000, com uma MPS de US$ 2,653. Totaliza US$ 1,086,000.
The Raid 2, da Sony Classics, faturou US$ 411,000 em 539 (-415), totalizando US$ 2,266,000.
Entre os filmes independentes em cartaz há mais tempo, O Grande Hotel Budapeste ficou na 12ª posição no ranking geral, depois de faturar US$ 3,425,000 em 1.280 (-187) salas. Totaliza US$ 45 milhões.
Abaixo a lista dos cinco maiores lançamentos independentes nos EUA em 2014.
1. O Grande Hotel Budapest (Fox Searchlight) – US$ 39,488,800
2. Bad Words (Focus) – US$ 7,126,342
3. 2014 Oscar Nominated Short Films (Shorts International) – US$ 2,357,890
4. Gloria (Roadside Attractions) – US$ 2,064,697
5. Lunchbox (Sony Pictures Classics) – US$ 1,735,911
Internacional
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro faturou US$ 47 milhões em 14 países no fim de semana de lançamento. Só estreia nos EUA em 12/5.
Sua estreia internacional ficou par a par com o primeiro filme, e 30% acima de Capitão America: O Soldado Invernal, que já totaliza US$ 385.1 milhões no exterior. Começou a disputa.
Rio 2, segunda melhor bilheteria norte-americana por duas semanas, liderou o mercado internacional com US$ 48 milhões. As bilheterias chinesas responderam por US$ 7.5 milhões, totalizando US$ 22.6 milhões. No Brasil, onde está em cartaz há quatro semanas, caiu somente 7%.
Capitão América – O Soldado Invernal já estreou em todos os mercados e já acumula US$ 385.1 milhões internacionalmente, à frente do primeiro Capitão America (US$ 194 milhões), de Homem de Ferro (US$ 267 milhões), Thor (US$ 268 milhões) e Homem de Ferro 2 (US$ 312 milhões).
Mas nem o Capitão America foi capaz de tirar Frozen – Uma Aventura Congelante da 1ª colocação no Japão. A animação da Disney faturou US$ 7.5 milhões no país, enquanto o herói da Marvel se contentou com US$ 2 milhões na estreia. Globalmente, Frozen totaliza US$ 1.12 bilhão, e US$ 729.3 milhões no mercado internacional.
Noé faturou US$ 21.6 milhões no exterior, e já é a maior bilheteria da Paramount de todos os tempos no Brasil, com US$ 22.9 milhões.
Divergente faturou US$ 2.2 milhões na Coreia do Sul e US$ 2,1 milhões no Brasil.
Transcendence abriu com US$ 11.4 milhões na China, um pouco acima dos EUA. Foi convertido para 3D no país e Johnny Depp esteve lá para promover o filme. O que não adiantou muito.
Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Capitão América – O Soldado Invernal $26,612,000 $201,526,000
2 Rio 2 $22,500,000 $75,363,098
3 Heaven is For Real $21,500,000 $28,528,000
4 Transcedence $11,150,000 $11,150,000
5 Inatividade Paranormal 2 $9,100,000 $9,100,000
6 A Grande Escolha $5,900,000 $19,547,787
7 Divergente $5,750,000 $133,914,867
8 O Espelho $5,202,000 $21,191,391
9 Noé $5,000,000 $93,273,826
10 God’s Not Dead $4,801,218 $48,326,531
Fonte: Rentrak
Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Rio 2 $70,500,000 $48,000,000 $276,863,098 66
2 Capitão América – O Soldado Invernal $61,912,000 $35,300,000 $586,626,000 56
3 O Espetacular Homem-Aranha 2 $47,000,000 $47,000,000 $47,000,000 14
4 Transcedence $28,550,000 $17,400,000 $28,550,000 28
5 Noé $26,600,000 $21,600,000 $290,673,826 57
6 Divergente $23,850,000 $18,100,000 $209,214,867 68
7 Heaven is For Real $21,500,000 $28,528,000 1
8 O Grande Hotel Budapeste $9,425,000 $6,000,000 $118,967,492 38
9 Inatividade Paranormal 2 $9,100,000 $9,100,000 1
10 Frozen: Uma Aventura Congelante $7,854,000 $7,600,000 $1,129,173,000 5
Fonte: Rentrak