FESTIVAL JANELA CAIPIRA  EXIBE FILMES DE 6 A 9 DE AGOSTO EM RIO CLARO (SP).

    Coletivo Kino-Olho comemora 20 anos e leva para o cinema produções conectadas ao grupo; sessões são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Roberto Palmari

De 6 a 9 de agosto a cidade de Rio Claro, em São Paulo, recebe a 10ª edição do Janela Caipira – FIIK – Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho. 

As exibições gratuitas acontecem  no Centro Cultural Roberto Palmari.  

A décima edição homenageia o cineasta João Paulo Miranda, fundador do Kino-Olho, grupo de pesquisa e prática cinematográfica, referência na formação de público e na produção independente e experimental de filmes, e Val Morari, atriz que participa do grupo desde o seu início.

 

Na programação, produções do cinema “caipira”, realizadas ao longo da história do grupo. São 30 filmes realizados ou produzidos pelos integrantes do grupo, por parceiros, ou por pessoas que participaram de oficinas ministradas por eles. São filmes, entre curtas, médias e longas, de diversos gêneros, que compõem o acervo do Kino-Olho, que conta atualmente com mais de 350 obras.

Para Isadora Maria Torres, diretora artística do festival, “r⁠esgatar essa história é resgatar trajetórias de pessoas que tomaram essa oportunidade como profissão e colocaram a cidade de Rio Claro nas telas dos cinemas brasileiros e estrangeiros”.

O festival tem quatro categorias:

  • Filme-ensaio: mostra competitiva de filmes experimentais de curta duração, produzidos a partir de reflexões coletivas em encontros formativos
  • Curta escolar: mostra competitiva de filmes narrativos, de ficção ou documentário, produzidos em oficinas realizadas em escolas públicas
  • Curta-metragem: mostra competitiva de filmes narrativos ou experimentais, com produção própria do coletivo Kino-Olho ou em parcerias
  • Longa-metragem: mostra não competitiva de filmes de ficção ou documentário, acima de 70 minutos

Das seções competitivas, quem decide os três vencedores de cada é o público, e os vencedores são anunciados na cerimônia de encerramento, dia 9 de agosto.

“Os festivais de cinema são janelas fundamentais para a circulação de filmes. Será uma oportunidade única de revisitar diferentes épocas, promover encontros e reencontros, e celebrar o cinema feito em Rio Claro.”, afirma Raphael Paes, presidente do grupo.

Além dos filmes, Janela Caipira oferece debates após as sessões, com a mediação de Ariadine Zampaulo, cineasta,  no dia 6, e da curadora, pesquisadora e roteirista Viviane Pistache nos dias 7 e 8.

E no Centro Cultural Roberto Palmari, durante todo o festival, até às 22h, acontece a “Exposição Trajetórias dos Começos”, que celebra duas décadas de história do coletivo de cinema Kino-Olho. A exposição propõe uma experiência sensorial, convidando o público a mergulhar em instalações sonoras criadas a partir dos materiais dos filmes, assistindo a projeções de filmes-ensaios que marcaram a história do grupo, explorando registros de bastidores de curtas-metragens e se aproximando de processos que, muitas vezes, permanecem desconhecidos. Uma imersão que instigue, revele camadas e deixe lacunas, que permitam ao espectador compor com a história do coletivo, em seu trajeto pelo hall do Centro Cultural até a sala de cinema onde tudo começou.

“O Festival mostra como a cultura tem um importante papel de transformação social. O coletivo Kino-Olho tem um compromisso com o eixo de formação que reflete em nossas produções e poderá ser experienciada de forma exclusiva nesta edição.”, conclui Maitê Ramos, diretora geral do evento.

Todos filmes são exibidos com recursos de acessibilidade: janela de Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Debates, roda de conversa e cerimônias contam com intérprete de Libras.

Janela Caipira é uma realização do Kino-Olho em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Rio Claro e patrocínio do Termo de Fomento/MINC nº 965660/2024, decorrente de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini. 

JANELA CAIPIRA – FIIK – FESTIVAL INDEPENDENTE DE CINEMA DOS INTERIORES KINO-OLHO

De 6 a 9 de agosto

 

PROGRAMAÇÃO

Local: SALA DE CINEMA – CENTRO CULTURAL ROBERTO PALMARI

*Retirada de ingressos meia hora antes. Acesso sujeito à lotação do espaço.

 

QUARTA, 06/08

19h00

Cerimônia de abertura

Homenagem a Val Morari

Logo após:

Sessão “Começo, meio e começo” 

A Girl and A Gun (2009) | Direção: Coletiva

O Eterno Regresso (2020) | Direção: Vânia Brega e Filastor Brega

Matriz da Liberdade (2025) | Direção: Ash Kauany

Buraco (2018) | Direção: Coletiva

A Forma do Barro (2025) | Direção: Lares Lares

Abismo (2024) | Direção: Coletiva

Quem Chegar Por Último (2016) | Direção: Rogério Borges

O Tamoyo (2010) | Direção: Guilherme – Mano Oráculo

A Moça Que Dançou Com O Diabo (2016) | Direção: João Paulo Miranda Maria

Após: Debate com realizadores 

Mediação: Ariadine Zampaulo

QUINTA, 07/08

19h00

Sessão “Labirintos utópicos”

Filmes:

Brás Cubas-Delírios (2011) | Direção: Coletiva

Gaiola (2009) | Direção: Coletiva

Omatofobia (2020) | Direção: Mari Lahr

Tring! (2013) | Direção: Coletiva

Cúmplice (2016) | Direção: Vinicius Augusto

Liberdade de Viver (2008) | Direção: Coletiva

Já Ir (2018) | Direção: Marina Palmero Butolo

Command Action (2015) | Direção: João Paulo Miranda Maria

Quer tc? (2010) | Direção: Coletiva

Vou-me Embora Pra Paulista (2012) | Direção: Cláudia Seneme do Canto

Isolamentos Móveis (2020) | Direção: Coletiva

Poeta da Violência (2012) | Direção: Bruno Ch. Barrenha, Thierry Vasques

Após: Debate com realizadores 

Mediação: Viviane Pistache

SEXTA, 08/08

19h00

Sessão “Futuros Ancestrais”

Filmes:

Cores no Quarto (2020) | Direção: Elder Agarve

Pink Dreams (2021) | Direção: Raphael Paes (Gijano)

Feira do Cervezão (2009) | Direção: Coletiva

Oscália 30 Anos (2018) | Direção: Erika Araújo e João Vitor

Amor de Picadeiro (2013) | Coordenação: João Paulo Miranda Maria

Lugar de Ladson (2022) | Direção: Rogério Borges

Djadjaporai – Quando as Crianças Cantam (2024) | Direção: Ana Paula Bonafé

Artes(an)ato (2025) | Direção: Isadora Maria Torres e Diego de Matos Gondim

Após: Debate com realizadores 

Mediação: Vivi Pistache

SÁBADO, 09/08

14h00

Local: HALL DA BIBLIOTECA – CENTRO CULTURAL ROBERTO PALMARI

*Acesso livre, sujeito à lotação do espaço

Roda de Conversa “Trajetórias dos Começos”

Mediação: Vivi Pistache

19h00

Sessão Especial de Encerramento

Filmes:

Val e João (2009) | Coordenação de João Paulo Miranda Maria

Sechiisland: a vida como obra de arte (2025) | Direção: João Paulo Miranda Maria e Cláudia Seneme do Canto

Homenagem a João Paulo Miranda Maria

Cerimônia de encerramento e exibição dos filmes premiados

 

Janela Caipira é uma realização do Kino-Olho em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Rio Claro e patrocínio do Termo de Fomento/MINC nº 965660/2024, decorrente de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini. 

 

MEDIADORAS – RODAS DE CONVERSA

Viviane Pistache é pesquisadora, roteirista, curadora, júri e crítica de cinema.  Atuou no  desenvolvimento de roteiros da Casa de Criação e Cinema, O2 Filmes e Globo. Programadora da Mostra Brasil do Festival de Curtas Kinoforum; curadora convidada de algumas mostras e festivais, como a Mostra Oju do CineSesc, Mix Brasil, Fest Aruanda, Festival de Vitória, Sesc TV, Mostra Ecofalante, Goiamun e Curta Santos, Mostra da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Cine Fantasy, etc. Júri em alguns festivais como Festival de Vitória, Cine Ceará, Prêmio Revelação do Kinoforum, CinePe, In-Edit, Guarnicê, Prêmio Canal Brasil em alguns festivais. Crítica membra da ABRACINE, colaboradora do Geledés, e eventualmento do Cine Ninja e Blog do Arcanjo.

Ariadine Zampaulo é diretora, montadora e roteirista. Atua em projetos e parcerias com produtoras do interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, dirigiu o premiado longa-metragem “Maputo Nakuzandza”(2022). Foi curadora de filmes brasileiros no KUGOMA-Fórum de Cinema Moçambique (2018) e Júri da Mostra Brasil do 9º FIIK – Janela Caipira (2024). É co-roteirista do longa-metragem “Elias”, projeto em desenvolvimento pela Olhar Através.

 

KINO-OLHO

Criado em 2005 pelo premiado cineasta João Paulo Miranda Maria, o Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho se tornou referência na formação de público e na produção independente e experimental de filmes, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, que inclui grandes cidades como Campinas, Marília, Assis e São José do Rio Preto. Atualmente o Kino-Olho conta com um acervo de mais de 350 filmes, incluindo curtas-metragens, filmes-ensaio e filmes escolares. Todos os filmes presentes no acervo têm seus processos de produção interligados ao Kino-Olho, seja por meio de oficinas promovidas pelo Coletivo, durante os encontros do Núcleo de Criação Cinematográfica, entre outras iniciativas

 

ICINE

Em busca pela visibilidade e reconhecimento nacional da produção audiovisual do interior e litoral do Estado de São Paulo, o ICine – Fórum de Cinema do Interior e Litoral Paulista oficializou o início do processo de formalização como associação em uma assembleia no dia 15 de junho de 2025.

Há sete anos, profissionais do audiovisual vêm se reunindo anualmente buscando a articulação do audiovisual fora dos grandes centros, além de compartilhar e debater as realizações e dificuldades das produções do interior e litoral do Estado de São Paulo. Atualmente, o ICine possui uma rede com cerca de 500 realizadores, presentes em 92 cidades do estado de São Paulo, que lutam por garantia de apoios e financiamentos permanentes, públicos e privados, para todo o ecossistema audiovisual. Marcus de Marchi, cineasta de São José do Rio Preto, é o novo presidente.

SERVIÇO

 

  • Janela Caipira – 10º FIIK – Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho 

Data: 6 a 9 de agosto de 2025

Sessões Gratuitas - retirar ingresso na bilheteria, 30 minutos antes do início de cada sessão

Local: Centro Cultural “Roberto Palmari”

  1. Dois, 2880 – Vila Operária

Rio Claro/SP – CEP: 13504-090

Informações: https://www.instagram.com/janelacaipira/

  

  • VI Encontro de Cinema do Interior Paulista ICINE

Data: 5 a 9 de setembro de 2025

Atividades e Sessões Gratuitas

Local: Teatro Municipal de Marília  “Waldir Silveira Mello”
Av. Rio Branco, 51 – Centro
Marília – SP – CEP: 17500-090

Informações: https://www.instagram.com/icineforum/