INSCRIÇÕES PARA O CINE-PE 2015 ESTÃO ABERTAS.

A BPE Produções, empresa que realiza o Cine PE-Festival do Audiovisual, inicia hoje  segunda-feira 15.12.2014 as inscrições para as Mostras Competitivas de 2015. O período de inscrições se encerrará em 16.02.2015.

A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos – Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra  Internacional de Cinema Documentário e  Mostra Internacional de Cinema de Ficção, estas duas últimas com a participação de filmes de outros países.Poderão se inscrever à Mostra Pernambuco e à Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário.

A XIX Cine PE-Festival do Audiovisual será realizado de 02 de Maio a 08 de maio de 2015, sendo a última noite reservada para a solenidade de premiação dos longas-metragens da mostra internacional. O Festival retorna para o palco da sua primeira edição – O Cinema São Luiz. As exibições serão feitas preferencialmente em sistema digital

REGULAMENTO-As inscrições para as mostras competitivas serão gratuitas e deverão ser feitas até 16.02.2015 pelo hotsite http://www.cine-pe.com.br. O regulamento das Mostras Competitivas de Filmes do Cine PE 2015 estará disponível para leitura e dowload nesse mesmo endereço. A produção do evento lembra que permanece a exigência das inscrições de todos os filmes concorrentes (curtas ou longas-metragens).

De acordo com Sandra Bertini, serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens, documentários e ficções. Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril/2015.

Haverá um júri oficial para a Mostra Pernambuco, Mostra Curta Brasil e Mostra Internacional de Documentários, e outro para a Mostra Internacional de Cinema de Ficção, cada um formado por cinco integrantes. As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção.

Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator; e Melhor Atriz, totalizando dez prêmios.

Os concorrentes da Mostra Internacional de Documentário estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Internacional de Cinema de Ficção, haverá 12 prêmios: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator e Melhor Atriz.

A premiação oficial do Cine PE-Festival do Audiovisual 2015 será, como de praxe, o troféu Calunga, mas o evento poderá contemplar alguns concorrentes com prêmios em dinheiro e/ou serviços oferecidos diretamente por patrocinadores e/ou colaboradores do festival.