NÃO TEM ITÁLIA NA COPA, MAS TEM NO CINEMA.

á tradicional no calendário brasileiro, o maior evento de cinema italiano nos países lusófonos retorna ao Brasil em 2026 e comemora a realização de 13 edições no País. O Festival já conta com 13 cidades confirmadas em sua edição brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Niterói, Búzios, Aracaju, Recife, Maceió, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis e Caxias do Sul. Fortaleza recebe o evento entre 9 e 15 de julho. 

FESTIVAL “8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO POR GENERALI” SERÁ REALIZADO DE 25 DE JUNHO A 1º DE JULHO EM TODO O BRASIL

Em 2026, o convidado especial do Festival é o diretor Federico Ferrone, que dirige ao lado de Michele Manzolini um dos destaques dessa edição: Os Irmãos Segreto. O documentário ítalo-brasileiro acompanha a trajetória de Pasquale, Gaetano e Alfonso Segreto, três irmãos imigrantes italianos que se tornaram os pioneiros do cinema no Brasil. A versão brasileira do filme, que será exibida no festival, tem narração do ator Paulo Betti. Já Fuori, de Mario Martone, é uma biografia inspirada na escritora italiana Goliarda Sapienza, que concorreu à Palma em Cannes 2025.

A programação reúne 10 filmes, com destaque também para Modi – Três dias nas asas da loucura, de Johnny Depp, longa que marca o retorno do astro à direção depois de 29 anos, e para Caro Diário, de Nanni Moretti, um dos diretores mais importantes do cinema italiano contemporâneo. O longa recebeu o David di Donatello de Melhor Filme e Melhor com Nicola Piovani, em 1994. Também foi indicado à Palma de Ouro e premiado com Melhor Direção em Cannes, no mesmo ano.

Em 2026, a parceria entre o Festival e a Generali Seguros ampliou: o evento passa a se chamar  “8 ½ Festa do Cinema Italiano por Generali”, reforçando o compromisso da empresa com o incentivo e a valorização da cultura italiana no Brasil.

Desde 2024 o evento tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. É uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com o apoio e a colaboração da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura de Rio de Janeiro e de São Paulo e do Consulado Geral do Rio de Janeiro e com o apoio institucional do Consulado Geral de São Paulo e dos consulados de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

Já tradicional no calendário brasileiro, 

“8 ½ Festa do Cinema Italiano por Generali”

retorna a todo Brasil em 2026

Em 2026, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano por Generali chega à sua 13ª edição no Brasil, entre 25 de junho e 1º de julho. Ao todo, o Festival já está confirmado em 13 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Niterói, Búzios, Aracaju, Recife, Maceió, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis e Caxias do Sul. Em Fortaleza, o evento ocorre de 9 a 15 de julho. Em breve novas cidades serão anunciadas.

Em 2026, o convidado especial do Festival é o diretor Federico Ferrone, que dirige ao lado de Michele Manzolini um dos destaques dessa edição: Os Irmãos Segreto. O documentário ítalo-brasileiro acompanha a trajetória de Pasquale, Gaetano e Alfonso Segreto, três irmãos imigrantes italianos que se tornaram os pioneiros do cinema no Brasil. A versão brasileira do filme, que será exibida no festival, tem narração do ator Paulo Betti.

A programação reúne 10 filmes, com destaque também para o clássico Caro Diário, de Nanni Moretti, um dos diretores mais importantes do cinema italiano contemporâneo. O longa, que tem Moretti também como protagonista, será exibido em cópia restaurada. A produção recebeu o David di Donatello de Melhor Filme e Melhor Música (Nicola Piovani), em 1994, e foi indicado à Palma de Ouro e premiado com Melhor Direção em Cannes, no mesmo ano.

Outro destaque é o drama de época, Modi – Três dias nas asas da loucura, de Johnny Depp, que marca o retorno do astro à direção depois de 29 anos e conta com Al Pacino e Riccardo Scamarcio no elenco. O roteiro é assinado pelos veteranos Jerzy e Mary Olson-Kromolowski, e é uma adaptação da peça teatral de 1980, Modigliani, de Dennis McIntyre, que conta, com humor e liberdade, a história do escultor e pintor italiano Amedeo Modigliani, conhecido como Modi.

O longa Fuori, de Mario Martone, é uma biografia dramática inspirada na escritora italiana Goliarda Sapienza; foi indicado à Palma de Ouro, no Festival de Cannes 2025. A produção explora o universo feminino na sua complexidade, entre um aparente caos e uma profunda intensidade emocional, com uma interpretação magistral de Valeria Golino. Roma, 1980. A escritora Goliarda Sapienza é presa por roubo de joias, mas o encontro com algumas jovens presidiárias se torna, para ela, uma experiência de renascimento.

A Última Rodada (Le città di pianura), de Francesco Sossai, também integra a programação do Festa e é um dos filmes mais premiados desta edição. Considerado um dos filmes italianos mais destacados do último Festival de Cannes 2025, foi exibido na mostra Un Certain Regard e venceu oito prêmios no David di Donatello Awards, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. O longa é um road movie cômico e ao mesmo tempo poético, que acompanha a viagem etílica de dois cinquentões e de um estudante de arquitetura. A viagem improvisada entre bares e estradas vazias acaba transformando a visão de mundo do rapaz.

Primavera, de Damiano Michieletto, marca a estreia de Michieletto, aclamado diretor de ópera, em longas-metragens. Com roteiro de Ludovica Rampoldi e Michieletto. Na história, Cecilia, uma violinista de 20 anos, vive confinada em um orfanato para meninas e passa a questionar sua realidade quando conhece o brilhante compositor Antonio Vivaldi. A produção é baseada no romance Stabat Mater, de Tiziano Scarpa, de 2008.

O Negociador (Il Nibbio), de Alessandro Tonda, é um thriller dramático de 2025, ano em que se completou 20 anos da da morte de Nicola Calipari, alto dirigente do SISMI (Serviço de Informações e Segurança Militar), apelidado de Il Nibbio, que perdeu a vida durante uma operação de inteligência destinada à libertação da jornalista Giuliana Sgrena, raptada no Iraque por uma célula terrorista. O longa narra os vinte e oito dias que antecederam sua morte durante a operação.

O Menino da Calça Rosa (Il ragazzo dai pantaloni rosa), de Margherita Ferri, é um dos filmes italianos mais vistos de 2025, com mais de um milhão e meio de espectadores. O longa é baseado na história real de Andrea Spezzacatena, um jovem de 15 anos, que tirou a própria vida, tornando-se o primeiro caso conhecido em Itália de suicídio de um menor provocado por homofobia, bullying e cyberbullying. O caso teve início após suas calças vermelhas ficarem cor-de-rosa após uma lavagem errada e ele começar a ser perseguido na escola. A produção se baseia no livro da mãe de Andrea, “Andrea Além das Calças Cor-de-Rosa”.

Baseado no livro homônimo de Michela Murgia, o drama Três Vezes Adeus, de Isabel Coixet, também integra a programação e conta com Alba Rohrwacher e Elio Germano no elenco. Depois de uma discussão que parece banal, Marta e Antonio separam-se. Ela fecha-se em si própria, marcada por uma súbita falta de apetite; ele, chef em ascensão, refugia-se no trabalho sem conseguir esquecê-la.

O documentário Agnus Dei, de Massimiliano Camaiti, exibido no Festival de Veneza, que acompanha a rotina do Mosteiro de Santa Cecília em Trastevere, no coração de Roma, onde uma tradição secular se renova todos os anos: em janeiro, dois cordeiros recém-nascidos, após serem adornados e abençoados, são confiados aos cuidados de uma das freiras de clausura. Ela cuida deles com a ternura de uma mãe, amamentando-os e alimentando-os. A presença dos animais tem um propósito específico: com a lã deles, as freiras tecem o pálio que o Papa usa no dia 29 de junho, na Solenidade de São Pedro e São Paulo. No Ano Santo de 2025, enquanto o rito ocorria, o Papa adoece subitamente.

Mais informações sobre a programação, em breve no site oficial do evento: https://festadocinemaitaliano.com.br/

Identidade visual

A nova imagem oficial da 8 ½ Festa do Cinema Italiano por Generali  nasce de um convite à artista e bióloga marinha Ana Pêgo. Fundadora do projeto Plasticus Maritimus, Ana cria composições visuais a partir de plástico e objetos que encontra nas praias, procurando com o seu trabalho educar e sensibilizar a população para a contaminação dos oceanos e consequente impacto na fauna e flora marinhas. A imagem recria o retrato de uma mulher siciliana numa alusão à Claudia Cardinale e ao imaginário simbólico da Sicília, numa intersecção entre a memória cinematográfica e a consciência ambiental.

SERVIÇO –  8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO POR GENERALI:

13ª EDIÇÃO

Data: 25 de junho a 1º de julho

Locais (até o momento): São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Niterói, Búzios, Aracaju, Recife, Maceió, Fortaleza*, Porto Alegre, Florianópolis e Caxias do Sul.

*Em Fortaleza, o evento ocorre de 9 a 15 de julho

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTARÁ DISPONÍVEL EM BREVE NO SITE OFICIAL DO EVENTO (www.festadocinemaitaliano.com.br).

SINOPSES

Inédito e Pré-estreia

Modì – Tre giorni sulle ali della folliade Johnny Depp

Título BR: Modì – Três Dias nas Asas da Loucura

Reino Unido, Itália, Hungria, 2024, 114′, Drama, Legendas PT e ENG

Com: Riccardo Scamarcio, Stephen Graham, Al Pacino, Antonia Desplat

Sinopse

Johnny Depp assina um filme surpreendente e audacioso sobre 72 horas decisivas na vida do artista boêmio italiano Amedeo Modigliani. Paris, 1916.  Em fuga da polícia e tentado a abandonar tudo, Modi oscila entre os conselhos dos amigos, a presença da sua musa e a esperança de reconhecimento. Após uma noite de alucinações e excessos, o encontro com um colecionador americano capaz de mudar o seu destino obriga-o a confrontar-se com os limites entre génio e autodestruição. Entre visões perturbadoras e uma linguagem visual ousada, Depp constrói um filme intenso, imprevisível e profundamente cinematográfico.

Direção: Johnny Depp

Roteiro: Jerzy Kromolowski, Mary Olson-Kromolowski, adaptado da peça Modigliani: A Play in Three Acts de Dennis McIntyre

Produção: Barry Navidi Productions, IN.2 Film, ILBE

Classificação Indicativa: A14

Distribuição Brasileira: Pop Art Music

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Inédito e Pré-estreia

Primavera, de Damiano Michieletto

Título BR: Primavera

Itália, França, 2025, 111’, Drama, Biografia, Legendas PT

Com: Tecla Insolia, Michele Riondino, Andrea Pennacchi, Fabrizia Sacchi

Sinopse

Veneza, século XVIII. Cecília cresceu entre as paredes do Ospedale della Pietà, o orfanato que também é lar da orquestra mais respeitada do mundo. Violinista extraordinária, ela se apresenta atrás de uma grade para os ricos padroeiros da instituição. Nunca além disso. Até que um novo professor de violino chega e muda tudo. Seu nome é Antonio Vivaldi.

Direção: Damiano Michieletto

Roteiro: Tiziano Scarpa, Ludovica Rampoldi, Damiano Michieletto

Produção: Warner Bros., Indigo Film, Moana Films

Fotografia: Daria D’Antonio

Distribuição Brasileira: Imagem Filmes

Classificação Indicativa: A14

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Pré-estreia

Tre ciotole, de Isabel Coixet

Título BR: Três Vezes Adeus

Itália, Espanha, 2025, 120’, Drama, Legendas PT

Com: Alba Rohrwacher, Elio Germano, Silvia D’Amico, Galatea Bellugi

Sinopse

Após uma discussão aparentemente boba, Marta e Antonio terminaram o relacionamento. Marta reage ao término se isolando. O único sintoma que ela não consegue ignorar é a repentina falta de apetite. Antonio, um chef em ascensão, se dedica ao trabalho. Mesmo tendo sido ele quem terminou com Marta, parece não conseguir esquecê-la. Quando Marta descobre que sua perda de apetite tem mais a ver com sua saúde do que com a dor da separação, tudo muda: o sabor da comida, a música, o desejo, a certeza das escolhas feitas.

Direção: Isabel Coixet

Roteiro: Enrico Audenino, Isabel Coixet, adaptado do romance de Michela Murgia

Produção: Cattleya, Ruvido Produzioni, Bartlebyfilm, Buenapinta Media, Bteam Prods, Colosé Producciones, Perdición Films, Apaches Entertainment, Tres Cuencos

Distribuição Brasileira: Autoral

Classificação Indicativa: A12

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Pré-estreia

Fuoride Mario Martone

Título BR: Fuori

Itália, França, 2025, 117′, Drama, Legendas PT

Com: Valeria Golino, Matilda De Angelis, Elodie, Corrado Fortuna

Apresentado em competição no Festival de Cannes, Fuori explora o universo feminino na sua complexidade, entre um aparente caos e uma profunda intensidade emocional, com uma interpretação magistral de Valeria Golino. Roma, 1980. A escritora Goliarda Sapienza é presa por roubo de joias, mas o encontro com algumas jovens presidiárias se transforma em uma experiência de renascimento. Fora da prisão, num quente verão romano, mantém os laços com essas mulheres e cria uma relação profunda com Roberta, delinquente e ativista política, que a ajuda a redescobrir a alegria de viver e a vontade de escrever. Inspirado, em parte, nos romances de Sapienza, o filme retrata o choque de quem regressa à “normalidade” após a vivência dentro da prisão.

Direção: Mario Martone

Roteiro: Mario Martone, Ippolita Di Majo

Produção: Indigo Film, Rai Cinema, The Apartment

Distribuição Brasileira: Risi Film Brasil

Classificação Indicativa: A12

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Pré-estreia

Le città di pianura, de Francesco Sossai

Título BR: A Última Rodada

Itália, Alemanha, 2025, 100’, Comédia, Drama, Legendas PT

Com: Filippo Scotti, Sergio Romano, Pierpaolo Capovilla

Sinopse

Considerado um dos melhores filmes italianos do último Festival de Cannes, Le Città di Pianura é uma comédia poética e desregrada que acompanha a viagem etílica de Carlobianchi e Doriano, dois cinquentões desempregados obcecados com o último copo. Entre bares, estações de serviço e tabernas da planície veneziana, arrastam consigo Giulio, jovem estudante de arquitetura, transformando uma noite numa aventura cômica e surreal, regada a álcool. O significado de “só mais uma” surge como símbolo de amizade, resistência e pequenos rituais que defendem laços verdadeiros. Francesco Sossai retrata uma província plana e anônima, marcada pela industrialização, mas ainda guardiã de maravilhas secretas, transformando o cotidiano veneziano numa história universal de vida, desejos e resistência à rotina.

Direção: Francesco Sossai

Roteiro: Francesco Sossai, Adriano Candiago

Produção: Vivo Film, Maze Pictures, Rai Cinema

Distribuição Brasileira: Pandora

Classificação Indicativa: A10

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Inédito e Pré-Estreia

I fratelli segreto, de Federico Ferrone e Michele Manzolini

Título BR: Os Irmãos Segreto

Itália, Brasil, 2025, 90’, Documentário, Legendas PT

Com: Paulo Betti (narração versão brasileira), Nello Mascia (narração versão italiana)

Sinopse

Três irmãos que começaram do nada, um nome que parece um presságio: Segreto. Da pobreza da Itália do final do século XIX às noites febris do Rio de Janeiro, a história dos irmãos Pasquale, Gaetano e Alfonso Segreto: emigrantes, pequenos criminosos, reis da noite carioca e primeiros cineastas da história do Brasil. Pelo menos é o que dizem. Uma história suspensa entre realidade e lenda, memória e invenção, onde as sombras contam a história do passado, transformando-o. Um filme que lembra um conto de fadas. Ou talvez uma mentira bem contada.

Direção e roteiro: Federico Ferrone e Michele Manzolini

Argumento e pesquisa: Kiti Soares

Pesquisa de imagem: Patrícia Pamplona

Coordenação de pesquisa: Hernani Heffner

Fotografia: Luís Abramo

Produção Executiva: Jon Coplon, Juliana de Carvalho e Piero Mancini

Coprodução: Bang Filmes (Brasil) & Stayblack (Itália)

Distribuição Brasileira: Bang Filmes

Classificação Indicativa: A6

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Inédito

Il nibbio, de Alessandro Tonda

Título BR: O Negociador

Itália, Bélgica, 2025, 108’, Drama, Legendas PT

Com: Claudio Santamaria, Sonia Bergamasco, Anna Ferzetti

Sinopse

Il Nibbio narra os vinte e oito dias que antecederam os trágicos acontecimentos de 4 de março de 2005, quando Nicola Calipari, alto dirigente do SISMI (Serviço de Informações e Segurança Militar), sacrificou a própria vida para salvar a jornalista do jornal Il Manifesto, Giuliana Sgrena, sequestrada no Iraque por uma célula terrorista. O filme entrelaça ação e humanidade, lembrando um homem que colocou tudo em jogo pelo valor da vida. Seu assassinato ainda permanece sem culpados.

Direção: Alessandro Tonda

Roteiro: Davide Cosco, Sandro Petraglia, Lorenzo Bagnatori

Produção: Notorious Pictures, Rai Cinema, Tarantula

Distribuição Brasileira: Encripta

Classificação Indicativa: A12

— – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Inédito

Il ragazzo dai pantaloni rosa, de Margherita Ferri

Título BR: O Menino da Calça Rosa

Itália, 2024, 114′, Drama, Legendas PT

Com: Claudia Pandolfi, Samuele Carrino, Corrado Fortuna, Andrea Arru

Sinopse

No dia 20 de novembro de 2012, Andrea Spezzacatena, um jovem de 15 anos, tirou a própria vida, tornando-se o primeiro caso conhecido em Itália de suicídio de um menor provocado por bullying e cyberbullying. A tragédia teve início com um episódio simples: uma calça vermelha, presente da mãe, ficou cor-de-rosa após uma lavagem errada. Inspirado na história real de Andrea e no livro da sua mãe, “Andrea Além das Calças Cor-de-Rosa”. Um dos filmes italianos mais vistos do ano, com mais de um milhão e meio de espectadores.

Direção: Margherita Ferri

Roteiro: Roberto Proia

Produção: Eagle Pictures, Weekend Films

Distribuição Brasileira: Encripta

Classificação Indicativa: A10

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Inédito

Agnus Dei, de Massimiliano Camaiti

Título BR: Agnus Dei

Itália, 2025, 73’, Documentário, Legendas PT

Com: Freiras Beneditinas do Mosteiro de Santa Cecilia em Trastevere

Sinopse

No coração de Roma, dentro das paredes de um antigo mosteiro beneditino, um grupo de freiras enclausuradas preserva uma tradição centenária: a tecelagem de lã de cordeiro para criar o Pálio, a preciosa vestimenta litúrgica dada ao Papa e aos arcebispos metropolitanos. Um gesto de fé e devoção, meticulosamente repetido todos os anos, onde espiritualidade e artesanato estão perfeitamente interligados. Antes que a lã possa ser tecida, há duas pequenas vidas para cuidar. Dois cordeiros recém-nascidos são colocados sob os cuidados da irmã Vincenza, que os alimenta carinhosamente com mamadeira com a mesma ternura de uma mãe. No silêncio do mosteiro, seus balidos se misturam com cantos e orações. Com um olhar íntimo, o documentário revela um lugar escondido, suspenso no tempo, feito de oração e trabalho, silêncio e canções, onde o cuidado com pequenas coisas, um bordado, um cordeiro a ser alimentado, se torna o maior ato de amor.

Direção e roteiro: Massimiliano Camaiti

Produção: Cinemaundici, Biennale College – Cinema, Rai Cinema

Distribuição Brasileira: Pandora

Classificação Indicativa: A10

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Cópia restaurada

Caro diario, de Nanni Moretti

Título BR: Caro Diário

Itália, 1993, 100′, Comédia, Drama, Legendas PT

Com: Nanni Moretti, Renato Carpentieri, Giulio Base, Antonio Neiwiller

Sinopse

Nanni Moretti é diretor e também personagem principal destas crônicas cheias de ironia. Apresentado em três capítulos, o filme começa com Moretti pilotando sua moto pelas ruas de Roma. No segundo capítulo, o diretor viaja com um amigo pela Sicília em busca de um lugar tranquilo para terminar seu novo filme. No terceiro, ele consulta médico após médico em busca da cura para uma irritação de pele.

Um olhar cômico sobre a vida e a Itália dos anos 1990, Caro Diário é possivelmente o filme mais popular de Moretti e lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 1994.

Direção e roteiro: Nanni Moretti

Produção: Nella Banfi, Angelo Barbagallo, Nanni Moretti

Fotografia: Giuseppe Lanci

Distribuição Brasileira: Risi Film Brasil

Classificação Indicativa: A 10