OSCAR 2009: OS CANDIDATOS A CANDIDATOS BRASILEIROS.
O Ministério da Cultura divulgou esta semana a lista dos filmes brasileiros que se inscreveram para pleitear uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009. Como se sabe, a Academia de Hollywood só aceita um representante por país, representante este que deve ser indicado pelo próprio país que o produziu. E esta indicação, no caso brasileiro, cabe ao Ministério da Cultura.
Foram inscritos os seguintes longas: “A Casa de Alice” (foto), de Chico Teixera; “A Via Láctea”, de Lina Chamie;“Chega de Saudade” de Laís Bodanski; “Era Uma Vez” de Breno Silveira; “Estômago” de Marcos Jorge; “Meu nome não é Johnny” de Mauro Lima; “Mutum” de Sandra Kogut; “Nossa Vida Não Cabe num Opala” de Reinaldo Pinheiro; “Olho de Boi” de Hermano Penna; “Onde Andará Dulce Veiga?” de Guilherme de Almeida Prado; “O Passado” de Hector Babenco; “Os Desafinados”, de Walter Lima Júnior; “O Signo da Cidade”, de Carlos Alberto Riccelli; e “Última Parada 174”, de Bruno Barreto.
Agora, uma comissão nomeada pelo Ministério escolherá o nosso indicado, decisão prometida para o próximo dia 16 de setembro. A comissão deste ano é formada por Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cléber Eduardo, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida.
A cerimônia de premiação do Oscar 2009 será dia 23 de fevereiro.

