“SEM LIMITES” LIDERA AS BILHETERIAS NORTE-AMERICANAS

“Sem Limites” estreou no último fim de semana nos EUA liderando as bilheterias com estimados US$ 19 milhões em aproximadamente 3.200 telas de 2.756 cinemas. Ficou acima das expectativas e próximo de aberturas recentes do mesmo gênero como “Desconhecido” (US$ 21,9 milhões) e “Os Agentes do Destino” (US$ 21,2 milhões). Ficou próximo também da bilheteria de estréia de “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” (US$ 19 milhões), mas atrás de “A Rede Social” (US$ 22,4 milhões). Embora o filme tenha sido bastante anunciado, inclusive com três inserções do domingo do Super Bowl (os entrevistados do site Box Office Mojo consideraram os piores comerciais do Super Bowl).

Sua platéia era composta por 52 % de mulheres, das quais 60% tinham acima de 25 anos. Embora tenha custado US$ 30 milhões, “Sem Limites” já havia recuperado quase todo o investimento com as vendas internacionais antecipadas. O filme de Neil Burger, com Bradley Cooper e Robert De Niro, que estréia na sexta-feira no Brasil, teve uma vantagem sobre os concorrentes: a censura PG-13, contra “The Lincoln Lawyer” e “Paul” que receberam classificação R (18 anos).

“The Lincoln Lawyer” faturou estimados US$ 13,4 milhões em cerca de 3 mil salas de 2.707 cinemas. Foi a melhor abertura de Matthew McConaughey em um filme não cômico desde “Tempo de Matar”. Pesquisa da distribuidora Lionsgate indicou que 63% da audiência eram compostos de mulheres, das quais 85% tinham 25 anos ou mais.

Grande parte do faturamento de “The Lincoln Lawyer” veio da venda de ingressos com desconto através de uma promoção com o grupo de compras Groupon/Fandango, que ofereceu os ingressos a US$ 6. 89% dos compradores disseram que se não fosse o desconto, não teriam ido ver o filme. Mas o boca a boca tem sido bastante bom, e a pesquisa de porta de cinema da firma CinemaScore deu uma nota A – para o filme.

“Paul”, outra bertura wide da semana, não se saiu tão bem, e ficou com a quinta posição no ranking das 10 mais. A pesquisa CinemaScore deu ao filme uma classificação geral B, mas os espectadores entre 18 e 24 anos deram nota A-. Um relatório da distribuidora Universal disse que 58% da audiência tinha mais de 25% anos, dos quais 56% eram homens. O filme custou US$ 40 milhões e foi produzido visando o mercado internacional.

O vencedor da semana passada, “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles”, se saiu muito bem na segunda semana, embora perdendo 59% da receita ao faturar US$ 14,6 milhões, totalizando US$ 60,6 milhões em 10 dias. Embora se tenha se segurado melhor do que “O Dia em Que a Terra Parou” (2008), ficou atrás de “9º Distrito” e “Falcão Negro em Perigo”.

Favorecido pelas férias de primavera, os filmes destinados ao público infantil foram os que menos perderam bilheteria. “Rango” perdeu 32%, fez estimados US$ 15,3 milhões, totalizando US$ 92,6 milhões em 17 dias.

“Marte Precisa de Mães” perdeu somente 23%, faturou estimados US$ 5,3 milhões e acumulou US$ 15,4 milhões em 10 dias. “Gnomeu e Julieta” caiu 34%, fez US$ 2,4 milhões, aumentando sua bilheteria total para US$ 93,7 milhões em 38 dias. “A Fera” perdeu somente 35% ao faturar US$ 3,3 milhões, acumulando US$ 22,2 milhões em 17 dias.

“A Garota da Capa Vermelha” caiu 48% em seu segundo fim de semana, fez estimados US$ 7,3 milhões num total de US$ 26 milhões em 10 dias. Ficou na 6ª posição.

“Os Agentes do Destino” perdeu 49% da bilheteria e fechou com US$ 48,8 milhões em 17 dias.

Enquanto isto, “Justin Bieber: Never Say Never” já é o maior faturamento de um filme concerto, com US$ 72,2 milhões.

Independentes

Enquanto as bilheterias dos filmes de estúdio seguem se arrastando, os filmes de arte vão se superando.

“Bill Cunningham” e “Win Win” deram ao circuito de arte um fim de semana muito bom.

Dirigido por Tom McCarthy, “Win Win”, foi lançado no Festival de Sundance deste ano, faturou US$ $153.615. Ultrapassou a estréia de “Planeta dos Macacos” (2007), do mesmo diretor (US$ 86.488).

“Bill Cunningham New York” e “Win Win” fizeram médias por sala maiores do que US$ 30.000. Junto com as boas estréias da semana anterior, “Jane Eyre” e “Kill The Irishman”, foram as maiores bilheterias de estréia independente de 2011.

“Desert Flower”, da National Geographic, também estreou último no fim de semana, e faturou US$ 8.039 em três salas.

A continuação “Winter in Wartime” se saiu um pouco melhor, fazendo US$ 16.157 em três cinemas.

“The Music Never Stopped”, também de Sundance 2011, estreou em 32 salas, fazendo estimados US$ 88.500.

“Jane Eyre”, estréia da semana passada, abriu de 4 para 26 cinemas, fez US$ 477.796, com uma excelente média por sala de US$ 18.377.

“Kill The Irishman” surpreendeu na estréia na semana passada com uma média de US$ 30.000 por sala em cinco salas. No último fim de semana abriu para 21, e faturou US$ 143.700, totalizando US$ 335.698.

Abrindo de 5 para 23 cinemas, “Cópia Fiel” também teve um ótimo segundo fim de semana. Fez US$ 124.200, totalizando US$ 237.220. Abre para mais salas na próxima semana.

“Homens e Deuses”, de Xavier Beauvois se manteve muito bem em seu quarto fim de semana. O Grand Prix de Cannes em 2010 fez US$ 206.557 em 53 salas (eram 16 na semana anterior).

Em seu quinto fim de semana, o documentário “The Last Lions” abriu de 39 para 46 salas. Já acumulou uma receita de US$ 452.300.

“Cedar Rapids” abriu de 395 para 462 cinemas em seu sexto fim de semana.

Internacional

“Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” liderou o boxoffice internacional com US$ 29 milhões.

“Jane Eyre” abriu para mais 11 países, e fez estimados US$ 477.796 em 26 cinemas. No próximo fim de semana estréia em mais 11 mercados.

“Paul” está em cartaz em cinco países e faturou US$ 41,3 milhões. Ainda vai ser lançado em 53 mercados, inclusive no Brasil, onde estréia em 30 de setembro pela Universal.

Enquanto novas estréias se sucedem, “As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada” já ultrapassou os US$ 300 milhões no mercado internacional e “Cisne Negro” já soma US$ 175 milhões.

No Japão, a freqüência nos cinemas durante a semana caiu 70%, embora o público dos cinemas do sul do país tenha se mantido relativamente firme. Até o ano passado, o Japão tinha 680 cinemas com cerca de 3.400 salas).

“Rango”, que liderou a semana passada, ficou na 2ª posição e acumulou US$ 73 milhões desde dois de março. “O Ritual” ficou na 3ª, e está com uma bilheteria internacional de US$ 46,1 milhões, enquanto “Cisne Negro” ficou no 4º lugar.

“Os Agentes do Destino” ficou em 5º depois de faturar US$ 5,6 milhões em 2.629cinemas 38 países.

O fim de semana

Apesar das estréias razoáveis de “Sem Limites”, “Paul” e “The Lincoln Lawyer”, as bilheterias norte-americanas ficaram 7,6% abaixo do mesmo fim de semana de 2010, quando Alice no País das Maravilhas ainda reinava. E a falta de um novo Alice vem tendo resultados negativos sobre as bilheterias.

Para o pessoal da indústria, o problema é que adultos e famílias ainda vão ao cinema, mas os adolescentes homens, não. Com filmes de censura PG-13 (inadequados para menores de 13 anos) como “Sem Limites” e dois classificados “R” (todo menor de 17 anos deverá ser acompanhado de um adulto) como “Paul” e “Lincoln Lawyer” via ser difíceil encher multiplexes.

Filmes de arte, normalmente destinam-se ao público adulto. Mas o que está preocupando Hollywood é o encolhimento do público dos multiplexes. E o último fim de semana foi um ótimo exemplo. 85% do público de “The Lincoln Lawyer” tinham mais de 25 anos. Assim como 60% da audiência de “Sem Limites”. Mesmo “Paul” – destinado aos jovens, chamou mais atenção dos adultos, que contituíram 58% do público pagante.

Em compensação, “Rango” já está quase chegando à marca dos US$ 100 milhões, com US$ 92.6 milhões, “Justin Bieber: Never Say Never” já chega a lucrativos US$ 72,2 milhões, e “Gnomeu e Julieta” continua enchendo os cinemas de shopping, já tendo acumulado uma renda de US$ 93,7 milhões.

Até 17 de março, as bilheterias anuais somavam US$ 1.902.126.000. Comparando aos US$ 2.396.710.000 arrecadados no mesmo período de 2010, a diferença é de US$ 494.584. 000. O que eqivale a uma queda de 20,6%. No mês de março a diferança é de 16,3%.

Renda Semanal/ Renda Total
(em US$)

1. “Sem Limites”
19.000.000
19.000.000

2. “Rango”
15.315.000
92.577.116

3. “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles”
14.600.000
60.601.706

4.”The Lincoln Lawyer”
13.400.000
13.400.000

5. “Paul”
13.155.390
13.155.390

6. “A Garota da Capa Vermelha (2011)”
7.255.000
25.962.383

7.”Os Agentes do Destino”
5.931.800
48.778.840

8. “Marte Precisa de Mães”
5.317.000
15.400.814

9. “A Fera”
3.260.000
22.245.465

10. “Passe Livre”
2.600.000
39.589.606

Fonte: Boxofficemojo.com